3 tecnologias para otimizar a operação logística

O conteúdo de hoje é para quem adora ter mais facilidade na rotina. Separamos 3 tecnologias para otimizar a operação logística que não podem ser ignoradas pela sua empresa. São opções disponíveis no mercado, destinadas a trazer mais eficiência, agilidade e precisão às suas atividades. Conheça!

1. Softwares para gerenciar armazéns

As empresas precisam de uma ajudinha para administrar corretamente seus armazéns e centros de distribuição, controlando desde a entrada de itens, até a separação, expedição e entrega deles. Nesse sentido, indicamos o Sistema de Gerenciamento do Armazém (WMS). O software é focado em aumentar a produtividade nos locais.

Entre as tarefas que a ferramenta executa, podemos citar a supervisão de entrada e saída de mercadorias, a gestão de inventário, a administração do armazenamento e da transferência dos produtos. Com isso, ela vai te ajudar a saber exatamente o que sua empresa tem, quais artigos precisam de estratégias específicas para acelerar as vendas (reduzindo itens encalhados), além de otimizar o fluxo de separação e despacho. O recurso também facilita a adoção dos sistemas de armazenagem FIFO e LIFO.

Um sistema de WMS usa recursos para identificar e localizar os itens armazenados, com o objetivo de saber onde eles estão, para onde vão, quantos são, a data de entrada no armazém, o prazo de validade, entre outras informações. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de códigos de barras, RFID (identificação por radiofrequência) ou, ainda, por outros métodos.

2. Recursos com Sistemas de Posicionamento Global (GPS)

A geolocalização auxiliada por aplicativos destaca-se entre as tecnologias para otimizar a operação logística. Hoje, a precisão dos sistemas que utilizam satélites e transmitem sinais relacionados às posições de estabelecimentos e veículos é altíssima. Assim, fica extremamente fácil traçar as melhores rotas.

Algumas ferramentas de GPS também consideram as condições do trânsito, permitindo a melhor roteirização da entrega em poucos segundos. Tudo para encurtar a distância do pedido até o destino. Outra vantagem é que os gestores logísticos conseguem acompanhar o fluxo da entrega em tempo real, podendo tomar decisões estratégicas rapidamente. Se houver problemas com um trajeto, por exemplo, a situação é previamente descoberta, possibilitando a alteração do caminho.

Ao rastrear as cargas e a frota, há mais segurança em caso de adversidades, como extravios. O processo é bastante fácil, já que os dados são reportados via dispositivo móvel, instantaneamente. Além disso, a satisfação do cliente tende a aumentar com o envio do status do pedido. Você terá as informações e poderá repassá-las ao destinatário.

Em alguns casos, os motoristas usam determinada interface especial para smartphones e outros aparelhos chamada cockpit logístico. Por ela, acompanham entregas realizadas e pendentes, visualizam rotas, reportam problemas e acessam o comprovante digital de recebimento, assinado no próprio dispositivo pelo destinatário.

3. Locker

Essa inovação é um grande facilitador para que os compradores consigam retirar suas entregas no prazo e na hora que quiserem. Trata-se de um local disponível para locação, destinado a guardar as encomendas com segurança, até que o responsável por elas vá retirá-las. Funciona como uma caixa postal, mas com muito mais autonomia ao usuário. Alguns espaços ficam disponíveis todos os dias da semana, durante 24 horas.

Para facilitar, ainda mais, a vida dos clientes, os locais de tamanho personalizado (podem ser de armários até salas), costumam ser automatizados. Dessa forma, são desbloqueados via app ou SMS pelo proprietário da mercadoria. O locker traz conforto e comodidade principalmente para quem tem pouca disponibilidade para receber encomendas.

Não resta dúvida: conhecer e aplicar inovações no seu processo de trabalho implica em atingir resultados melhores. Ao longo deste conteúdo, você conheceu 3 tecnologias para otimizar a operação logística. Escolhemos apenas algumas das muitas novidades disponíveis no mercado para tornar o seu dia a dia mais eficiente.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário