1 – Faça um diagnóstico de sua operação logística

Antes de começar a otimização da sua roteirização logística é preciso entender a fundo tudo o que acontece com seu negócio. Seja uma organização com frota própria ou uma empresa, como um E-commerce, por exemplo, que terceiriza a operação de transporte e distribuição de produtos, é muito importante entender todos os processos a fundo.

Faça um levantamento de todas atividades da sua empresa e como cada uma delas é gerenciada em todas as etapas. Para isso, trabalhe de forma organizada e analise indicadores de vendas, perdas, disponibilidade de produtos, controle de inventário, soluções tecnológicas facilmente integráveis disponíveis, de modo que quando as encomendas sejam encaminhadas para o centro de distribuição e para a execução de rotas não haja imprevistos.

2- Realize um levantamento dos recursos disponíveis

Uma vez que você já tenha clareza de como funciona sua operação, é preciso estar seguro de quais recursos estão à sua disposição para a execução da distribuição de produtos. Informações essenciais como tamanho e treinamento da equipe, capacidade da frota própria ou terceirizada, reserva para resolução de problemas ou contratações emergenciais, know-how para situações de emergência, são aspectos a considerar.

Além disso, contar uma uma solução tecnológica em nuvem, fácil de ser instalada e que não precisa de deslocamento para manutenção técnica, é uma saída interessante para gastar menos e ter mais margem para solucionar questões relacionadas aos percursos de uma forma mais simples, efetiva e barata.

3- Mapeie e agrupe locais de entregas próximos

Ao realizar o agrupamento de entregas, de acordo com a proximidade dos endereços dentro de uma mesma região, você ganha tempo. Ao usar uma solução tecnológica com um algoritmo especialmente desenvolvido para potencializar e otimizar a roteirização logística, é possível fazer isso sem que haja o cruzamento de rotas, traçando os melhores caminhos para entregas e retorno ao CD ou hub logístico.

4- Acompanhe sua frota momento a momento

Ao rastrear e monitorar seus veículos, você tem o controle do que acontece com suas encomendas em tempo real.  Esse tipo de informação ajuda a perceber se tudo está ocorrendo bem durante o trajeto e permite realizar alterações ou edições nas rotas, caso haja algum tipo de intercorrência.

 Assim, ainda que haja um imprevisto, sua rota pode ser sempre otimizada novamente, de modo a corresponder ao novo cenário apresentado, sempre considerando os trajetos e condições melhores e possíveis naquele instante.

5- Esteja com a manutenção e a documentação em dia

Ainda que um roteador expert tenha realizado a melhor programação possível de percursos, não é possível realizar uma roteirização otimizada com avarias no veículo, falta de combustível ou tendo o carro apreendido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

É por isso que para uma roteirização otimizada é fundamental realizar revisões periódicas nos veículos da frota, manter sempre o uso do combustível controlado, bem como a documentação atualizada e regularizada.

Quando seu negócio atua em larga escala, vale a pena contar com uma solução tecnológica automatizada para ajudar a organizar esse tipo de demanda.

6- Inclua a logística reversa

Além de ganhar pontos com o meio-ambiente e estabelecer uma relação amistosa com seus clientes, ao criar uma política adequada de devoluções e trocas, você também ganha na otimização da sua roteirização logística.

Ao incluir destinação inversa de produtos na cadeia de suprimentos por meio da logística reversa, você pode aproveitar as viagens dos caminhões para coletas e retiradas, economizando tempo e dinheiro e otimizando os percursos totais que precisa realizar.

7- Invista em uma solução tecnológica inteligente

Um TMS SaaS robusto é um diferencial na otimização da roteirização logística. Isso porque com a evolução tecnológica, os algoritmos desses sistemas são capazes de fazer cálculos matemáticos complexos e precisos para traçar e dinamizar rotas, de modo a diminuir o número de veículos utilizados.

Sem contar que soluções inteligentes ajudam a entender de forma mais eficiente restrições de operação, bem como considerar o tamanho dos veículos, para os mais variados tipos de carga, permitido o planejamento de acordo com a capacidade volumétrica de cada veículo.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.