A importância da otimização das rotas de entregas na last-mile

A last-mile delivery (entrega de última milha), refere-se ao momento em que a mercadoria é recolhida do centro de distribuição ou hub logístico e encaminhada para seu destino final.

Esta etapa do processo costuma ser uma das mais complexas de toda a cadeia de suprimentos, o que exige um gerenciamento bem realizado, já que é nela que o cliente, que fez um pedido, recebe seu objeto tão desejado, concretizando-se a relação de compra e venda.

Ou seja, não basta fazer uma boa divulgação de um produto, investir em plataformas avançadas de comunicação e um trabalho robusto de marketing, se a logística não for eficiente ao conduzir a encomenda até seu destinatário. É na última milha que se faz o cumprimento das promessas ao consumidor e se mostra a qualidade e efetividade de uma empresa.

Por que devo fazer a otimização de rotas na last-mile?

O aprimoramento das tecnologias, o desenvolvimento do E-commerce, a facilidade para pedir cada vez mais on-line, bem como o do omnichannel estão mudando a forma como a logística de last-mile acontece.

Com esses novos recursos e a mudança da própria mentalidade do consumidor nos últimos anos, tornando-se mais atento e exigente, as empresas precisaram se adaptar a um novo modo de atuar.

As operações logísticas tiveram que ficar mais dinâmicas para atender a entregas cada vez mais rápidas, algumas até no mesmo dia, como ocorre no Same Day Delivery. Em alguns casos, algumas organizações passaram a oferecer, inclusive, entregas expressas para recebimento em poucas horas ou até mesmo minutos após a aquisição de um determinado produto – dos quais afloram conceitos como Q-commerce e Dark Stores.

Para atender a essa demanda e continuar evoluindo, as operações logísticas precisaram melhorar suas ferramentas para otimizar rotas de entregas na last-mile. Ou seja, torná-las mais eficientes, utilizando menos recursos para o melhor resultado possível.

Portanto, otimizar rotas na last-mile:

➤ Aumenta a lucratividade

De forma direta, ao realizar o melhor percurso possível, em menos tempo, e com maior quantidade de entregas, a empresa que otimiza suas rotas acaba reduzindo desperdícios e deslocamentos desnecessários.

Isso implica em menor gasto de tempo, uso mais inteligente do combustível, maior vida útil dos pneus, menos avarias nos veículos e maior controle da operação, de modo geral.

Além disso, em médio e longo prazo, uma entrega bem realizada, dentro dos parâmetros oferecidos previamente ao cliente, conquista a confiança do consumidor que irá voltar a comprar naquele mesmo lugar.

➤  Reduz o tempo gasto na  operação

Como diz o ditado popular “tempo é dinheiro”. A otimização de rotas de entrega na last-mile ajuda a economizar tempo de muitas formas. De um lado, o time profissional responsável pela logística, bem como o gestor economizam horas de trabalho, que podem utilizar para outras demandas ou até mesmo para ter uma reação melhor elaborada em caso de imprevistos. Por outro lado, a operação ganha em agilidade, proporcionando uma entrega mais rápida e deixando o cliente satisfeito.

Qual é a melhor ferramenta para realizar otimização de rotas de entrega na last-mile?

Um software de gerenciamento de transporte em nuvem, é uma das formas mais inteligentes e com melhor custo-benefício para realizar esse tipo de otimização.

Acontece que esse tipo de sistema traz uma série de funcionalidades que facilitam a vida do roteador e que criam as melhores condições para que esses trajetos sejam feitos da melhor forma e no menor tempo possível.

Confira alguns de seus benefícios de um software e otimização de rotas na last-mile:

Rastreabilidade: permite acompanhar passo a passo, em tempo real, tudo o que acontece com o veículo que está levando as encomendas. Esse recurso permite saber quantas paradas foram realizadas, quanto tempo elas demoram, se houve algum tipo de desvio em relação à rota original, tempo no trânsito, bem como determinar a localização exata do veículo sempre que for necessário.

⫸ Notificações: tanto a empresa quanto o cliente recebem notificações sobre o status da entrega. Essa ferramenta é fundamental para gerenciar o fluxo de mercadorias, antecipar problemas e fazer alterações, de modo a fazer uma nova otimização da rota quando for preciso.

Histórico: com o histórico de volume de tráfego, maestro de endereços e informações sobre coletas e entregas anteriores é possível otimizar as rotas com cada vez mais precisão.

Agrupamento por região: você pode sequenciar uma série de destinos dentro de uma área ou uma área predeterminada, criando uma rota que considere tanto o volume de pedidos e endereços em uma mesma região.

⫸ Demandas complexas: Um software de roteirização e otimização de rotas permite realizar a otimização de rotas de entrega na last-mile, de modo a atender a um maior número de de pedidos, considerando diferentes localidades e variadas cargas.

⫸ Segmentação de clientes: permite separar os clientes e suas necessidades, de acordo com suas características comuns.

⫸ Condições climáticas: reúne informações meteorológicas para realizar as melhores previsões de rota.

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