Dicas de direção defensiva para os motoristas

Mais importante ainda do que ter experiência em dirigir, é dirigir com cuidado. É aí que entra o conceito de direção defensiva, fundamental para todo motorista, como os caminhoneiros.

Inclusive, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) criou um manual destinado aos motoristas a terem uma direção defensiva, para que acidentes causados por erros de motoristas, que correspondem a 64% de causas de acidente, diminuam.

No entanto, do que se trata esse conceito, que cai até mesmo na prova teórica para tirar ou renovar a carteira de motorista?

A direção defensiva pode ser definida como o ato do motorista estar sempre atento e ao notar qualquer sinal de perigo, tomar providências para evitá-lo. Um grande exemplo disso é dirigir em ambientes muito escuros, sendo importante usar os faróis.

Outro caso que parece um mero detalhe, é se proteger do sol. Luzes fortes, diretamente no rosto, podem fazer com que o motorista se distraia e não enxergue bem a rodovia, por exemplo.

De fato, o manual de direção defensiva é relativamente longo, com uma série de hábitos que devem ser tomados no dia a dia para ter um trânsito mais seguro.

Pensando em ajudar você a relembrar os mais importantes para quem dirige caminhões, trouxemos 5 dicas para você ter viagens mais seguras e conseguir fazer o seu trabalho da melhor forma. Continue a leitura e confira!

Confira as dicas para direção defensiva

Essencial tanto para manter a sua saúde quanto integridade física, a direção defensiva também impede acidentes aos outros motoristas e pedestres. Veja a seguir as dicas que separamos.

Tome mais cuidado em dias chuvosos

Mesmo que o seu caminhão esteja com os pneus novos e em perfeita condição, os dias chuvosos podem ser traiçoeiros. Evite fazer curvas muito bruscas, andar em alta velocidade e brecar bruscamente.

Tanto o asfalto quanto outras superfícies podem ficar escorregadias e passíveis de acidentes. Sendo assim, dirija com cautela e tenha bastante atenção com os seus atos e o de outros motoristas.

Inclusive, por falar em dias chuvosos, manter os vidros do caminhão limpos e desembaçados é importante. Você pode fazer isso ligando o ar condicionado ou limpando a área com um pano limpo e detergente neutro, sem enxaguar.

Tempo nublado? Utilize os faróis corretamente

Mesmo que não esteja chovendo, dias nublados podem ser um grande perigo, não sendo raro acontecer acidentes porque os motoristas não viram outro veículo ou obstáculo na pista.

Sendo assim, principalmente em estradas na serra, que apresentam bastante neblina, é importante manter a calma e usar os faróis corretamente, para você poder ter uma visão mais privilegiada, além de facilitar que os outros motoristas vejam o seu caminhão.

Mantenha distância entre veículos

Mesmo em locais com trânsito ou quando parar em faróis, sempre mantenha uma distância segura com o veículo da frente. Muitas batidas acontecem por causa disso, já que o motorista da frente pode ser imprudente e frear bruscamente, causando o acidente.

Além disso, se for necessário passar para o outro lado da pista, você terá mais espaço e facilidade para manobrar.

Respeite a sinalização

Placas de sinalização, principalmente as de limite de velocidade, devem ser respeitadas, tanto para evitar as famosas multas, que podem sair caro, quanto para tornar mais raro o acontecimento de acidentes.

As placas são criadas para manter o trânsito mais seguro e ideal para todos que usufruem dele.

Faça revisões no caminhão

Não é raro ver grandes desastres devido a problemas mecânicos. Seja um pneu furado, que estoura no meio da pista e faz com que o caminhão perca o controle, ou uma mangueira que estoura e superaquece o motor, por exemplo.

Sendo assim, mesmo que o seu caminhão seja novo, sempre se mantenha atento aos seus pneus, mangueiras, motor, nível de óleo, combustível e dentre outros.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário