Dicas para começar a vender em marketplace

Vender em marketplace é uma excelente opção para empresas que desejam iniciar seus negócios na internet.

Muitos empreendedores ainda não estão confortáveis para iniciar uma operação digital.

No entanto, fechar os olhos para a nova realidade, é colocar o seu negócio em risco e desconsiderar as excelentes oportunidades que as lojas virtuais apresentam ao mercado.

Para se ter ideia da expansão desse mercado, segundo um estudo da Nuvemshop, somente as pequenas e médias empresas brasileiras faturaram mais de R$ 2,3 bilhões no ano de 2021 através de lojas virtuais, um aumento de 77% se comparado ao ano anterior.

Continue a leitura e confira dicas para que sua empresa possa começar a vender em marketplace.

Como vender em marketplace?

Antes de entrarmos nos detalhes de como vender em marketplace, é importante conhecer mais sobre essa ferramenta.

O marketplace é uma espécie de shopping center virtual, ou seja, a reunião de muitas lojas em uma única plataforma, possibilitando que rapidamente a sua empresa ofereça seus produtos na internet.

No Brasil, existem muitas opções para que você inicie as operações de vendas virtuais nesse canal, como:

  • Mercado Livre,
  • Amazon,
  • Americanas.com,
  • Shoptime,
  • Submarino,
  • OLX,
  • Magazine Luiza, 
  • etc.
   

É importante visitar e avaliar cada um deles e localizar aquele que melhor atende às suas expectativas, assim como que tenham taxas adequadas para a sua operação.

A partir daí, é partir para as ações e fazer uma boa definição de estratégia para ter sucesso. Nossas dicas para isso são:

Defina a precificação de produtos

Na definição dos preços dos produtos, lembre-se que um percentual das vendas será destinado ao marketplace, portanto, não existe a comissão dos vendedores (comum nas lojas físicas), mas existe o valor da plataforma que, além de hospedar a sua loja, irá ajudar a atrair o seu público.

Mantenha o bom atendimento

Tão importante quanto o atendimento que você disponibiliza em sua loja física, é fundamental estar atento aos contatos realizados pelos clientes via canais digitais, quando solicitam:

  • informações,
  • detalhes técnicos dos produtos,
  • esclarecimentos,
  • críticas ou elogios.
   

A comunicação de qualidade e a agilidade no retorno são fundamentais para que você conquiste seu público e tenha sucesso na operação.

Invista em marketing digital

Para ter sucesso e vender em marketplace, o marketing digital é essencial, pois, quem não aparece, não é lembrado.

Invista em boas campanhas e apresente os seus produtos e soluções ao mercado, lembrando que na internet é possível direcionar seu marketing a públicos específicos, o que facilita bastante o processo de divulgação da sua marca.

Gerencie o estoque

O gerenciamento do estoque é imprescindível para quem deseja obter sucesso no mundo virtual, pois, nada pode ser mais frustrante para um comprador do que fazer a escolha pelo produto desejado e não ser atendido por falta de mercadoria.

Divulgue apenas os produtos que efetivamente você tenha a disposição para comercializar.

Para isso, o controle de estoque precisa funcionar com extrema precisão.

Invista no transporte

Por último, é muito importante que o seu tempo de entrega esteja dentro das expectativas dos clientes, um cuidado fundamental para quem deseja vender em marketplace.

A partir da confirmação da compra, o comprador passa a aguardar ansiosamente pelo recebimento da mercadoria, portanto, esteja atento a sua logística oferecendo:

  • agilidade na entrega,
  • possibilidade de monitoramento do pedido,
  • qualidade no processo de transporte.
   

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário