Entenda o que é o Frete Spot e como essa modalidade funciona

Fretar é a atividade de pagar um valor à transportadora pelo uso ou pela locação de um transporte para levar determinada carga até um ponto de transferência. No entanto, existem diversos tipos de fretamento, a depender do volume dos produtos, da distância percorrida e da urgência da entrega. Mas, no conteúdo de hoje, explicaremos o que é Frete Spot.

Para tanto, mostraremos como funciona e quais são as características do Frete Spot: pagamento à vista, entrega instantânea e serviço extraordinário. Em seguida, explicaremos quais são as vantagens desse serviço, que mantém alto nível de complexidade, envolve sistema de transporte fora dos padrões e aumenta a satisfação dos clientes.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, o que é Frete Spot?

O Frete Spot, termo que ora significa “local” ora “imediato” em tradução livre do inglês, é uma modalidade de fretamento com pagamento à vista e entrega instantânea de um produto. Dessa forma, o serviço ocorre quando a empresa contrata uma transportadora de maneira eventual, isto é, fora do contrato habitual.

Como o Frete Spot funciona?

O Frete Spot é um serviço realizado, em geral, por transportadoras parceiras, que não integram o grupo de prestadores descrito no contrato. Trata-se de uma modalidade que prevê o transporte pago à vista, sendo contratado para garantir a entrega imediata do item, sobretudo, quando há demanda não prevista e volume de pedidos superior ao esperado.

Nesse sentido, a gestão deve observar quando há demandas urgentes na empresa para iniciar a contratação do Frete Spot. O primeiro passo é definir a cotação do serviço, garantindo um transporte seguro dentro do prazo de entrega. Após a escolha da transportadora, o profissional responsável pela logística deve seguir com as obrigações contratuais, realizando o pagamento pelo serviço extraordinário.

Quais são as principais características do Frete Spot?

Até aqui, você já entendeu o que é e como funciona o Frete Spot, mas ainda falta explicar mais sobre as características desse serviço especial. Veja os principais pontos que qualificam a modalidade!

Pagamento à vista

O Frete Spot ocorre instantaneamente, por isso exige um modelo de contratação especial, sem período de corte e emissão de boletos com vencimento futuro. No entanto, por se tratar de um serviço solicitado em casos de urgência, os contratantes tendem a pagar mais pelo fretamento, uma vez que as entregas rápidas geram mais custos para as transportadoras.

Entrega imediata

Outra característica dessa modalidade de frete é a velocidade do serviço. Pois, a contratação, a entrega e o pagamento desse tipo de fretamento são agilizados para atender à demanda emergencial do cliente.

Por isso, o Frete Spot é reconhecido por agregar velocidade ao setor de transportes. A partir dele é diminuido o prazo de entrega dos produtos ou dos serviços, ainda que surjam imprevistos na transportadora ou haja atraso na liberação da encomenda.

Serviço de urgência

O Frete Spot é uma modalidade pouco frequente e funciona como um “quebra-galho” para o setor de logística. O motivo para isso é que esse serviço ocorre geralmente em casos de urgência. Ele é acionado em extrema necessidade e apresentando cuidados específicos, nem sempre tão rígidos em comparação com as contratações rotineiras de fretagem.

Quais são as vantagens do Frete Spot?

Por que contratar o Frete Spot? Reunimos os principais benefícios desse serviço de caráter emergencial para as empresas. Descubra!

Aumento da satisfação dos clientes

O primeiro benefício associado à contratação do Frete Spot é o aumento da satisfação dos clientes. Sabe por quê? A operação realizada de maneira esporádica pelos contratantes garante a entrega rápida do produto e, com isso, a experiência dos consumidores em relação à marca tende a ser positiva. Nada melhor do que receber um pacote antes do prazo previsto!

Transporte de produtos fora dos padrões

Outra qualidade do Frete Spot é o transporte de produtos fora dos padrões. A justificativa é que os valores da entrega são negociados a partir de determinados critérios, como o peso, o volume da carga e o valor conforme peso cubado e bruto.

Porém, algumas variáveis podem encarecer o transporte fora dos padrões, principalmente quando o volume de encomendas está acima do permitido por lei ou quando as medidas estabelecidas pelo contratante são rejeitadas pela transportadora.

Nível de serviço mais alto

O envio ordinário das encomendas realizado por transportadoras parceiras, contratadas previamente pela empresa, tende a atrasar devido a burocracias, como a emissão de nota ou o preparo do produto para o transporte.

Contudo, o Frete Spot, por se tratar de um serviço de urgência, não corre o risco de atrasar por empecilhos na logística. Muito pelo contrário: a contratação da fretagem ocorre apenas quando os processos da operação estão resolvidos na transportadora. Assim, o resultado consegue atingir um alto nível de qualidade, evitando imprevistos e atrasos na frota.

Qual é o melhor: Frete Spot ou frete tradicional?

A principal diferença entre Frete Spot e frete tradicional está nos processos internos executados pelas companhias contratantes. Dessa forma, a fretagem convencional tende a demorar mais para levar o produto até o ponto da entrega, mas realiza o percurso conforme o estabelecido no contrato com as transportadoras.

Já o Frete Spot garante a rápida e eficaz entrega da encomenda, mas deve ser realizado apenas em demandas urgentes, uma vez que gera mais custos para o contratante. Assim, se houver urgência na entrega, a equipe de logística não deve pensar duas vezes em apostar nessa modalidade. É uma forma de garantir a satisfação do cliente e manter a reputação da empresa.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e como funciona o Frete Spot, uma modalidade menos comum entre as empresas contratantes devido ao caráter de urgência da entrega. Em todo caso, é importante conhecer o serviço para saber o que fazer caso surja uma demanda imediata no setor de logística da empresa, devendo o gestor de frota ser acionado para solucionar o transporte da carga.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário