Veja quais são os 5 maiores portos do Brasil

O transporte marítimo de carga no nosso país tem um papel muito importante. Apesar de ser mais lento, ele é muito útil para transportar cargas em grande volume e variedade. Isso com um custo que é, relativamente, baixo. Então, vale a pena conhecer os maiores portos do Brasil.

Como é a logística marítima no Brasil

Atualmente, o transporte marítimo responde a pouco mais do que 10% de todas as cargas movimentadas no nosso país. Por outro lado, o transporte rodoviário tem mais do que 65% da parcela total de cargas.

Apesar desse percentual que parece ser baixo, considere que a logística marítima brasileira tem muita importância. Primeiro porque está ligada à intermodalidade, além de permitir a geração de empregos, movimentação de cargas e o fortalecimento do setor.

Quanto às cargas que vão para navios pela costa brasileira, saiba que a grande maioria são derivados do petróleo. Isso conforme informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O processo da logística marítima no Brasil tem a ver com o carregamento e o descarregamento de embarcações. Também faz o acondicionamento das mercadorias em locais apropriados nos portos e nos entrepostos aduaneiros.

Logo, temos um transporte que é uma modalidade aquática ou aquaviária, que acontece nos mares e nos oceanos. Para isso acontecer, usam-se embarcações, que podem ser barcos, navios, caravelas, canoas, fragatas, submarinos ou até mesmo os transatlânticos.

Quais são os 5 maiores portos do Brasil

Para citar aqui os maiores portos do Brasil, o que nós fizemos foi usar uma lista que vem do Comércio Exterior do Brasil e tem dados atualizados pela Antaq.

Isso quer dizer que a lista poderia ser outra se a gente considerasse apenas a importação ou a exportação ou as unidades de medidas ou o transporte de containers.

Portanto, podemos dizer que esses 5 portos brasileiros são vistos como os mais importantes do país, a partir de estudos do Comex.

5 – Porto de Manaus (AM)

O TOP 5 de portos do Brasil vem de Manaus. Afinal, o estado do Amazonas é um polo tecnológico importantíssimo para o nosso país. Logo, existe até a Zona Franca de Manaus, que é um dos maiores parques industriais do Brasil com produtos eletrônicos e eletrodomésticos.

O mais curioso do Porto de Manaus é que ele não fica na costa litorânea do país. Ainda assim, existe uma instalação fluvial que é a mais movimentada do país. O resultado é o maior porto flutuante do mundo. Ele foi inaugurado recentemente, no século 20.

4 – Porto do Rio de Janeiro (RJ)

Ele fica na costa oeste da Baía de Guanabara. Tem uma área marítima que vai até a boca da barra, entre a ponta de Santa Cruz e a ponta de São João. Permite todos os tipos de navegação, exceto nas proximidades do cais de atracação de transporte coletivo.

Está nessa lista por um motivo especial: se coloca na lista de TOP 10 dos portos brasileiros quando o assunto é a importação e também a exportação. Tudo se tornando possível através da sua estrutura, que existe desde 1910.

Um detalhe importante é sobre se lembrar da história. Afinal, o Rio de Janeiro foi a capital do Brasil Colonial durante 200 anos. Logo, o porto do Rio de Janeiro se destacou no âmbito nacional e hoje tem como cargas, os produtos do setor automotivo e da indústria química.

3 – Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes (SC)

Vale considerar aqui que em termos de tamanho, o Porto de Santos é o maior do país, ficando na frente do Porto de Itajaí, por exemplo. E quanto ao Porto de Itajaí, saiba que ele faz parte do complexo que também envolve o Porto de Navegantes.

O Porto de Itajaí tem uma infraestrutura ótima para o embarque e desembarque de cargas dry e reefer. Já o Porto de Navegantes é um complexo que fica nas margens da foz do rio Itajaí-açu e separa as cidades de Santa Catarina.

2 – Qual é o segundo maior porto do Brasil

O Porto de Paranaguá (PR). Sim, ele é o segundo maior porto do Brasil. Logo, explica o fato de ser muito movimentado e com área de influência em 10 estados do país, além das transações internacionais. Por ali são movimentados pelo menos 13 setores da atividade econômica.

Entre os principais: agroindústria e madeira, material de transporte, alimentos e bebidas, indústria química e indústria mecânica. O Porto de Paranaguá é considerado o maior porto graneleiro da América Latina e o 3º maior porto de contêineres do Brasil.

1 – Qual é o maior porto do Brasil

O Porto de Santos (SP). Assim, considere que esse é considerado o maior porto do Brasil em vários sentidos. Ele é estatal e fica na costa do estado de São Paulo. É o maior em termos de movimentação por tonelagem de cargas e de contêineres.

Está na lista do TOP 50 Portos do Mundo, a partir de estudos da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). É o mais movimentado de toda a América Latina.

Quais as categorias do transporte marítimo

Atualmente, apesar de existirem vários tipos de navios que tornam possível o transporte marítimo, saiba que só existem duas modalidades para essa logística.

O transporte marítimo de longo curso acontece com uma navegação entre portos de países diferentes. Portanto, estamos falando de um modal internacional, com importação e exportação de produtos.

O transporte marítimo de cabotagem acontece na navegação nacional, em portos do mesmo país. Logo, pode ser por via marítima ou portos interiores de rios. A navegação costeira dentro do mesmo país também é uma forma de cabotagem.

A partir desses conceitos, saiba que os navios são construídos pensando na natureza da carga a ser transportada. E também podem ter relação com a unidade de carga, com o objetivo do cliente e outras necessidades.

Gostou do post de hoje? Então, continue acompanhando nosso blog, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Entre em contato conosco 📞 (35) 3421-4657 ou 📲 (35) 99903-4786 e conheça nossas soluções em logística.

Compartilhe

Deixe um comentário